Moeda Comemorativa Volkswagen

“Os momentos graves e solenes exigem símbolos que os eternizem. A Volkswagen resolveu comemorar o lançamento do seu milionésimo carro, distribuindo aos empregados e convidados especiais um símbolo grave, solene e de solidez inigualável, como garantia da eternidade do momento: uma moeda de ouro com o sedã 1 300 de um lado e, do outro, o brasão do município de São Bernardo, SP, sede da fábrica.

Cunhar quase 23.000 moedas de 22 mm de diâmetro por 1,3 mm de espessura e 22,6 quilates significa utilizar 150 quilos de ouro. Por causa dos preços elevados do produto no mercado interno, a Volks comprou-o na Suíça, a preço cotado na bolsa de Londres.

A Trevesônia, empresa de Manaus, foi contratada para cunhar a moeda. Submetida a índices de qualidade extremamente rigorosos e com prazos estreitos a cumprir, precisou contratar em São Paulo um cunhador especializado, além de importar uma prensa de 80 toneladas. Dois de seus empregados voaram para a Suíça com a função de escoltar o ouro e supervisionar seu transporte, que foi feito em três vezes, por medida de segurança. Todo o cuidado era pouco para manter a integridade do símbolo e impedir que um inesperado desgosto estragasse uma festa preparada com tantos requintes.”

Matéria retirada da revista Veja de 1970.

 

Você já conhecia a história sobre essa moeda? Comente abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *