Comparativo dos carros vendidos hoje e na década de 70

Todos os anos presenciamos nos comerciais de televisão os novos modelos dos carros populares, que como o nome já diz, são os mais vendidos e que caem no gosto popular. Mas já parou para pensar qual eram os populares há 40 anos? Se você não se lembra ou nem ao menos era nascido, separamos os 10 carros mais vendidos em 1977, confira abaixo:

1° Volkswagen Fusca
2° Volkswagen Brasília
3° Volkswagen Passat
4° Ford Corcel
5° Chevrolet Chevette
6° Fiat 147
7° Volkswagen Kombi
8° Chevrolet Opala
9° Ford Belina
10° Chevrolet Caravan



Para termos uma base de comparação, separamos também os 10 mais vendidos no ano passado segundo dados da Fenabrave, confira:

1° Chevrolet Onix
2° Hyundai HB20
3° Ford Ka (hatch)
4° Chevrolet Prisma
5° Toyota Corolla
6° Fiat Palio
7° Renault Sandero
8° Fiat Strada
9° Volkswagen Gol
10° Honda HR-V

 

Analisando as duas listas, podemos perceber uma mudança na quantidade de marcas presentes há 40 anos e atualmente. A entrada das marcas orientais e o fim da hegemonia da Volkswagen é extremamente clara, já que antes ela detinha 40% da lista e hoje o gol é o único persistente que parece não deixar o gosto popular.

A mudança no comportamento do mercado é visível, os consumidores brasileiros não possuem mais o apego pelas marcas, o que é bom pois estimula a competição entre as montadoras, mas por outro lado também não se importam mais com a qualidade versus valor dos carros comercializados no país, se importando muito mais com design e economia do que com desempenho e segurança

 

O que você achou da lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo:

Um comentário em “Comparativo dos carros vendidos hoje e na década de 70

  • 26 de setembro de 2017 a 19:32
    Permalink

    Hoje os carros são muitos parecidos, veja a lista de 77 um Fusca e bem diferente de um Passat que por outro lado a Kombi mais ainda, hoje se você olhar um Gol, um KA, um Onix praticamente são iguais isso empobreceu identidade do fabricante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *