Comissão aprova o retorno dos extintores ABC nos veículos

Parece que foi ontem, mas aquela polêmica que envolveu o famoso extintor ABC já tem 2 anos e você achou que nunca mais ia ver um desses em seu carro, mas essa semana a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados surpreendeu (ou talvez nem tanto) e voltou a aprovar o retorno do extintor como item obrigatório.

No final do ano de 2015 esse tipo de extintor iria se tornar obrigatório e isso causou grande transtorno para a população que correu para as lojas para adquirir o equipamento e ficar dentro da lei, porém duas semanas antes do prazo a resolução 556/15 do Contran tornou sua presença apenas facultativa. Tal decisão de última hora foi justificada com o baixo histórico de ocorrências envolvendo incêndios automotivos e que a falta de preparo do motorista para o uso de extintores, poderia representar grande risco.



Mas o deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), não concorda com a decisão do Contran e redigiu o novo texto do Projeto de Lei 3404/15 questionando essa justificativa. Segundo o deputado, “não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio”. O deputado Remídio Monai (PR-RR), concorda com o argumento de Rodrigues. Para ele, “o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização”.

O preço dos extintores atualmente são de aproximadamente R$ 50,00, mas próximo a data de tramitação da lei em 2015 o extintor chegou a custar R$ 150,00 devido à intensa procura da população. Após o uso do equipamento se tornar facultativo as vendas despencaram e o extintor virou motivo de memes na internet.

Agora o texto precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Independente da aprovação ou não da lei a equipe do Ferrugem BR te da uma dica! Mantenha sempre um extintor de incêndio de qualidade e dentro da validade em seu antigo, por melhor que seja a manutenção de seu carro incidentes acontecem e um extintor dentro do carro pode salvar seu carro de um grande estrago!

 

Já teve alguma experiência envolvendo fogo ou extintores de incêndio em seu carro? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *