CET começará a fiscalizar velocidade média em São Paulo

Foi anunciado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que ela começará a fiscalizar os motoristas através da média de velocidade entre dois pontos em São Paulo. A medida visa “pegar” os condutores que possuem o hábito de desacelerar nos momentos em que possui radar.



Por enquanto essa nova medida não irá gerar multas, já que no Brasil não é permitido que os condutores sejam multados dessa maneira, gerando apenas advertência aos infratores. Ela começa a partir de novembro e será utilizada nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes e Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna.

Os radares dessas vias serão atualizados e irão calcular o tempo que o veículo levou de um ponto ao outro. Se determinado veículo realizar esse trecho em menor tempo, ele identifica que a velocidade média foi maior que a permitida pela via, gerando a advertência. Essa medida faz parte do programa trânsito seguro e foi lançada na última segunda (18/09). Apesar de as multas para esse tipo de fiscalização não estarem valendo, devido à falta de regulamentação do Contran, as multas por excesso de velocidade continuarão valendo.

O projeto para implementação deste tipo de fiscalização estava parado desde 2012 na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab. É valido lembrar que esse modelo de multas por velocidade média já está em vigor em vários países como Estados Unidos.

Apesar de as multas não serem de fato aplicadas no momento, o secretário municipal de Transportes acredita que a notificação poderá sensibilizar os motoristas e aumentar a conscientização no trânsito.

 

O que achou deste novo modelo de fiscalização? Deixe seu comentário abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *